Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/713
Título: Implantaçã de centro de enfermagem de puericultura na rede privada de saúde
Autor(es): Caribé, Andressa Alves
Garcia, Carolina Pedroza de Carvalho
Palavras-chave: Centro de enfermagem
Puericultura
Rede privada de saúde
Data do documento: 2016
Resumo: Diante das Políticas Públicas direcionadas à Saúde da Criança no Brasil, a enfermagem vem ganhando cada vez mais espaço e força no cenário dos atendimentos clínicos de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. As diretrizes do Ministério da Saúde colocam o profissional enfermeiro como protagonista deste processo onde as condutas tomadas trazem resultados positivos e efetivos para a Saúde Pública. Partindo dessa premissa, um olhar mais atento e curioso desponta em busca de ampliar os horizontes quanto a esse tipo de assistência e surge este projeto que discursa sobre a Implantação de um Centro de Enfermagem Materno Infantil com foco na prestação de serviços de puericultura, de educação continuada e permanente em pediatria. Com o propósito de alcançar resultados na esfera de promoção e prevenção a saúde da criança foi estudada, avaliada e delimitada uma área de atuação que contempla quatro bairros de Salvador. O principal critério utilizado como motivador da implantação de um serviço como este se deu através de um estudo da população local, bem como dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, onde foi constatado que há uma desproporção entre a demanda e a oferta. Por se tratar de um desafio cultural de reconhecimento, reafirmação e empoderamento da enfermagem, enquanto profissão autônoma e liberal, o trabalho também detalhou a fundamentação teórica, técnica e legal, que fomenta o projeto então chamado, “Bebê Blindado”, suas normas e processos. O atendimento especializado e a qualidade na prestação dos serviços são os diferenciais propostos por este novo modelo de assistência. Este projeto está organizado com normas e procedimentos definidos em protocolos de atendimento e protocolo operacional padrão de procedimentos próprios, com estratégias de marketing e plano financeiro definidos que serão executados conforme cronograma.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/713
Aparece nas coleções:Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMPLANTAÇÃO DE CENTRO DE ENFERMAGEM DE PUERICULTURA NA REDE PRIVADA DE SAÚDE.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.