Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7139
Título: Relação entre horas de sono e queda em idosos com idade 65 anos revisão sistemática
Autor(es): Santos, Lorenzo Ferreira Barreto
Palavras-chave: Horas de sono
Queda
Idosos
Actigrafia
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: O envelhecimento é responsável por diversas alterações nas distintas dimensões do sono, tornando-o menos profundo, mais fragmentado e de duração mais restrita quando comparado com cenários anteriores da vida adulta. O aumento da sonolência e cochilos diurnos estão frequentemente relacionados ao aumento da probabilidade de queda, o que pode levar a fraturas ósseas e aumento da taxa de mortalidade. Estudos mostram que à medida que a idade aumenta, o número de quedas aumenta. Não está claro se a duração do sono pode ser um mediador dessa relação. Objetivo: Avaliar a associação entre a duração do sono e o risco de queda em idosos. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática entre 4 de fevereiro e 3 de abril de 2022, utilizando as palavras-chave: “sleep duration” AND “elderly” AND “falls” AND “actigraphy”. Foram utilizadas bases de dados eletrônicas e buscas manuais. Os critérios de inclusão foram: idosos de ambos os sexos com idade > 65 anos; presença de actigrafia para avaliar horas de sono; questionário para avaliar o risco de queda. Critérios de exclusão: estudos em animais, revisão de literatura, revisão sistemática, metanálises, cartas, resumos e anais de congressos. Resultados: Foram encontrados 639 estudos, dos quais 4 preencheram os critérios de elegibilidade. As amostras variaram de 874 a 3.101 participantes (total n = 8.008), com idades variando de 76,4 ± 5,5 a 83,5 ± 3,8 anos. Observou-se que 1142 participantes caíram. Esses indivíduos foram divididos em dois grupos de acordo com a duração objetiva do sono: < 6 horas, das quais 634 caíram; e entre 7 e 8 horas, das quais caíram 508. Stone et al., 2008 e Stone et al., 2014 relataram que os participantes que caíram provavelmente teriam poucas horas de sono. Swanson et al., 2019 observaram uma tendência de maior percentual de quedas no grupo que dormiu > 9 h. Swanson et al. 2021 encontraram uma tendência de maior percentual de quedas e fraturas nos idosos que dormem pouco, mas não houve associação estaticamente significativa. Conclusão: Este estudo fornece evidências que suportam a relação entre a duração do sono e a probabilidade de queda em idosos. Os resultados podem nortear condutas para assistência primária em saúde de idosos, cuidando dos algoritmos clínicos para a prevenção e tratamento dos distúrbios do sono.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7139
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.