Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7141
Título: Prevalência de transtornos do humor e ansiedade em pessoas com epilepsia uma revisão integrativa
Autor(es): Dutra, Lucas Santana
Palavras-chave: Epilepsia
Transtornornos do Humor
Transtornos da Ansiedade
Prevalência
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A epilepsia afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Ela é reconhecida como um grupo de doenças que possuem em comum crises epilépticas que recorrem na ausência de condição tóxico-metabólica ou febril e, também, associada a uma maior predisposição à comorbidades cognitivas e psiquiátricas. Embora os transtornos de humor e ansiedade ocorram com frequência nas pessoas com epilepsia e prejudiquem a qualidade de vida e os resultados do tratamento, os estudos atuais para investigar essas comorbidades permanecem com resultados insuficientes para a população com epilepsia nos países em desenvolvimento. Objetivos: Descrever a frequência de transtornos do humor e ansiedade e as características clínicas e sociodemográficas das pessoas com epilepsia que apresentam esses transtornos. Métodos: Revisão de literatura nas bases de dados EMBASE, LILACS, Psycinfo, Pubmed e Scielo, utilizando os descritores “Epilepsy”, “Mood Disorders”, “Anxiety Disorders”, “Prevalence” e “Cross-sectional studies” do MeSH, EMTREE, TheSaurus e DeCS. Foram incluídos estudos transversais originais publicados nos últimos 5 anos se estivessem em língua portuguesa e inglesa, e que avaliassem as comorbidades em indivíduos com epilepsia com idade igual ou superior a 18 anos com diagnóstico de epilepsia diante dos critérios da International League Against Epilepsy. Resultados: Nossa busca rastreou 3.054 artigos de bases de dados eletrônicas, os quais foram 3047 excluídos por publicação duplicada e por serem incompatíveis com o tema, devido aos critérios de elegibilidade. Os resultados encontrados dos diagnósticos psiquiátricos variaram entre 18% e 52.6%, para a prevalência dos Transtornos do Humor e 6.5% a 33.4%, para os Transtornos de Ansiedade. Conclusão: Essa revisão encontrou uma prevalência maior de transtornos de humor e ansiedade em pessoas com epilepsia. Dessa forma, os médicos responsáveis pelo atendimento de pessoas com epilepsia devem estar atentos ao aumento das chances de transtornos de humor e ansiedade para fazer a triagem adequada dos pacientes.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7141
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.