Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7152
Título: Adaptação e validação do escore de constipação da cleveland clinic para a população pediátrica
Autor(es): Santos, Maria Karolina Velame Souza
Palavras-chave: Constipação Intestinal
Pediatria
Estudo de Validação
Coloproctologia
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A constipação funcional (CF) é o sintoma comum na população em geral, apresentando uma prevalência na população pediátrica que pode chegar, em nosso meio, a taxa de 26,8%. Atualmente, a CF é diagnosticada a partir dos critérios Roma IV (CR IV), no entanto esse instrumento não avalia a gravidade dessa disfunção. Por sua vez, o Escore de Constipação da Cleveland Clinic (ECCC) já é utilizado em adultos para avaliar a gravidade e resposta ao tratamento. Embora validado para a população adulta, esse escore ainda não foi adaptado e validado para população pediátrica. Objetivos: Adaptar e validar o ECCC para a população pediátrica brasileira. Metodologia: Entre janeiro e maio de 2022, foram avaliados crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que não apresentavam anormalidades anatômicas ou neurológicas do trato gastrointestinal, selecionados aleatoriamente em uma consulta geral de pediatria. Os CR IV foram utilizados como teste de referência e comparado a versão adaptada do ECCC para a população pediátrica. A adaptação foi realizada aplicando o questionário pela primeira vez em 30 crianças para verificar a compreensão. Após o ajuste do questionário, ele foi aplicado em outras 100 crianças. Em seguida, o questionário oficial foi aplicado por meio de teste-reteste após duas semanas. Resultados: Foram avaliados 100 pacientes com média de idade de 8,61+3,25 anos, sendo 51 (51%) do sexo masculino. De acordo com o escore obtido, a maioria (91%) dos participantes apresentaram escore entre 1-10 pontos. A validade convergente da versão pediátrica do ECCC mostrou correlação significativa com os CR IV evidenciada pela correlação positiva de Spearman (r2) de 0,6 (p<0,001). Entre as respostas teste-reteste, o escore teve um Alfa de Cronbach de 0,97. Um alto nível de consistência interna também foi obtido quando cada item do questionário foi avaliado separadamente, revelando uma confiabilidade interna adequada. Conclusão: O ECCC adaptado e validado para a população pediátrica brasileira demonstra validade linguística e psicométrica, sendo, portanto, um instrumento adequado para avaliação da CF. Este foi o primeiro passo para possibilitar a utilização desse escore no Brasil e permitir a avaliação da gravidade da CF nessa população.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7152
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.