Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/716
Título: Extensa reconstrução craniofacial com próteses em polimetilmetacrilato
Autor(es): Andrade, Eduardo de Lima
Zerbinati, Livia Prates Soares
Palavras-chave: Polimetilmetacrilato
Ossos Faciais
Cirurgia Maxilofacial
Data do documento: 2016
Resumo: A reconstrução de defeitos crânio-faciais adquiridos, é um desafio para a ci-rurgia reparadora. Para a reconstrução craniofacial, destacam-se os enxertos ósseos autógenos e os materiais aloplásticos, como o titânio, silicone, polietileno de alta densidade e o polimetilmetacrilato (PMMA). A confecção da prótese de PMMA pode ser executada no período pré-operatório, utilizando-se biomodelos de prototipagem rápida ou durante o procedimento cirúrgico, aplicando-se diretamente sobre os tecidos. O presente trabalho tem como objetivo, apresentar os resultados no uso de próteses customizadas em polimetilmetacrilato, em relação aos materiais de reconstrução utilizados na cirurgia bucomaxilofacial, através de um caso de reconstrução craniofacial, realizada no serviço de cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Confeccionou-se próteses em PMMA a partir de um biomodelo do paciente que foi acometido por trauma e apresentava sequelas de fratura em ossos da face e perda de substância em região frontal por craniotomia. O paciente encontra-se com um ano de acompanhamento pós-operatório sem apresentar reações ao material de enxertia e não possui queixas quanto à estética facial.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/716
Aparece nas coleções:Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo de lima andrade.pdf5,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
eduardo de lima andrade.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.