Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/717
Título: Acompanhamento de 8 anos de lesão central de células gigantes tratada com corticosteróide. Relato de caso
Autor(es): Costa, Tila Fortuna
Marchionni, Antônio Márcio Teixeira
Palavras-chave: Granuloma de Células Gigantes
Triancinolona
Patologia Bucal
Data do documento: 2015
Resumo: Lesões Centrais de Células Gigantes (LCCG) são lesões benignas, porém ocasionalmente agressivas, que tradicionalmente são tratadas com cirurgia. Intervenções não-cirúrgicas como infiltração intralesional de corticosteroides, calcitonina e interferon têm sido relatadas na literatura. As vantagens dessas terapias incluem sua natureza menos invasiva, menor custo ao paciente e a preservação de estruturas anexas. Este trabalho objetiva relatar o caso de um paciente pediátrico com LCCG no maxilar, que foi tratado apenas com infiltrações intralesionais de corticosteroides. Discutir se há um período de espera ideal entre o tratamento não-cirúrgico e a necessidade de intervenção cirúrgica adicional. Criança de oito anos de idade com lesão central de células gigantes na mandíbula, lado direito, tratado com infiltrações intralesionais de corticosteroide. Após oito anos de acompanhamento sua arquitetura óssea mandibular encontrava-se próxima ao normal. A radiografia panorâmica mostrou áreas de neoformação óssea e nenhum sinal sugestivo de lesão residual ou recidivante foi encontrado. Existe um período ideal de espera entre o tratamento não-cirúrgico e a necessidade de uma abordagem cirúrgica? Este trabalho sugere que um período de monitoramento de 6-8 anos seja necessário na determinação do sucesso no tratamento de LCCG com esse tipo de terapêutica.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/717
Aparece nas coleções:Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMPRIMIR - CAPA.pdf74,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
IMPRIMIR - TEXTO.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.