Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/718
Título: Reabilitação implanto suportada em rebordo atrófico posterior de mandíbula: série de 4 casos
Autor(es): Lopes, Gabriela dos Santos
Marchionni, Antônio Márcio Teixeira
Palavras-chave: Implantes dentários – nervo mandibular
Mandíbula
Data do documento: 2016
Resumo: A reabilitação com implantes em pacientes parcialmente edêntulos é uma possibilidade de tratamento que tem uma ampla aceitação. A reabilitação com implante pode ser limitada devido a ausência de volume ósseo, tanto pela pouca altura quanto espessura. O objetivo desse trabalho é relatar 4 casos de pacientes com atrofia do rebordo mandibular posterior, com menos de 7 mm de altura óssea reabilitados com implantes. Apesar da pequena altura óssea, foram utilizados implantes com 10 mm de altura, porém implantes estreitos que passaram lateralmente ao nervo, por lingual ou vestibular, a depender da espessura da mandíbula. Para a realização dessa técnica é necessário uma distância mínima de 4 mm da porção lateral do nervo alveolar inferior até a porção lateral da cortical ósseo para possibilitar a instalação de um implante estreito de 3,3 mm. No pós-operatório nenhuma das pacientes apresentaram queixas álgicas ou de parestesia. Essa técnica eliminou a necessidade de enxerto ósseo, lateralização do nervo alveolar inferior e possibilitou a reabilitação com prótese após 3 meses. Além disto, não houve alteração da sensibilidade do nervo alveolar inferior demonstrando ser uma técnica viável e que possibilita uma pouca morbidade para estes casos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/718
Aparece nas coleções:Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Gabriela Final.pdf28,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ficha catalografica.pdf41,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.