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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, Paula Brito-
dc.date.accessioned2023-08-16T16:37:54Z-
dc.date.available2023-08-16T16:37:54Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7181-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O setor da emergência configura-se como uma das esferas mais utilizadas no país, sendo porta de entrada para quase nove milhões de brasileiros ao ano. Diante da ausência de ferramentas previamente validadas que valorizem a visão do usuário acerca do atendimento médico de emergência, a proposta de um instrumento criado dentro do contexto social brasileiro é de grande importância, auxiliando no monitoramento e identificação de oportunidades de melhoria dos serviços. Objetivo: Desenvolver uma medida psicométrica que seja capaz de mensurar a qualidade da assistência recebida, sob a perspectiva do usuário. Metodologia: Estudo de caráter metodológico, de proposta de validação de conteúdo de um instrumento psicométrico, realizado entre os anos de 2021 e 2022. A construção e avaliação preliminar da qualidade do instrumento foi composto de três etapas: criação do instrumento, validação de conteúdo e pré-teste. Na primeira etapa, tomou-se como base para a criação dos itens a teoria de sistemas, desenvolvida por Avedis Donabedian; na segunda, os itens foram avaliados por um comitê de experts e foram calculados os seus índices de validade de conteúdo (IVC). Itens com resultados insatisfatórios, foram modificados e reavaliados; por fim, no pré-teste, o instrumento foi avaliado por representados da população-alvo e calculados os coeficientes de validade de conteúdo (CVC). Resultados: Dos 10 itens inicialmente propostos, três apresentaram IVC satisfatórios (acima de 0,78) na primeira rodada de avaliação pelo comitê de experts, composto por 15 especialistas. Dos demais itens, um foi excluído e os outros seis foram modificados e reavaliados pelo comitê. Três itens alcançaram IVC satisfatório na segunda rodada de avaliação. 68 indivíduos da população geral compuseram a amostra do pré-teste. A partir da análise do públicoalvo, todos os itens apresentaram valores satisfatórios de CVC (acima de 0,80). Conclusão: Através do presente estudo foi possível validar o instrumento de avaliação da qualidade do serviço médico de emergência (AQ-SME) composto por nove indicadores, divididos em dois domínios (estrutura e processo), com opções de respostas variando entre 1 e 5.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidade em saúdept_BR
dc.subjectInstrumento psicométricopt_BR
dc.subjectIndicadores de saúdept_BR
dc.titleInstrumento para avaliação da qualidade do serviço médico de emergência sob perspectiva do usuário proposta e validação de conteúdopt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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