Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7201
Título: Síndrome pós-covid-19 qual a manifestação psiquiátrica predominante em adultos
Autor(es): Lopes, Taís Gardenia Santos Lemos
Palavras-chave: COVID-19
Ansiedade
Depressão
Transtornos psiquiátricos
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: Apesar do SARS-CoV-2 se tratar de um vírus com tropismo pelo sistema respiratório, o vírus da COVID-19 também é capaz de infectar outros órgãos, incluindo os do sistema nervoso central, favorecendo o surgimento de distúrbios psiquiátricos, os quais podem persistir meses após a infecção. Objetivo: Identificar qual a manifestação psiquiátrica mais frequente em adultos com síndrome pós-COVID-19. Metodologia: Foi realizado uma revisão sistemática, utilizando-se os descritores “COVID-19”, “SARS-CoV-2” e “psychiatric manifestations”, nas bases de dados eletrônicos MEDLINE/Pubmed e Scielo. Foram incluídos artigos que se encaixavam no desenho de coorte, cujos participantes possuíam 18 anos ou mais, estavam ou tinham sido infectados pelo SARS-COV-2 e que desenvolveram manifestações psiquiátricas durante ou após a infecção. A análise de qualidade foi realizada através do score STROBE. Resultados: Dos 376 artigos identificados, 4 foram incluídos na análise. Entre os resultados, ansiedade foi o mais prevalente – tendo sido encontrados nos 4 artigos analisados – seguido de depressão e insônia (encontrados em 3 dos 4 artigos analisados). Conclusão: O presente trabalho identificou ansiedade, depressão e insônia como as manifestações psiquiátricas mais frequentes na síndrome pós-COVID-19. Devido a pandemia ainda estar muito recente, é importante que a relação entre distúrbios psiquiátricos e prejuízos neurológicos da COVID-19 sejam melhor investigados.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7201
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.