Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/726
Título: Características sociodemográficas e de saúde de gestantes como indicadores de vulnerabilidades
Autor(es): Porto, Priscilla Nunes
Garcia, Carolina Pedroza de Carvalho
Palavras-chave: Gestantes
Estudos sobre vulnerabilidade
Características sociodemográficas
Enfermagem
Data do documento: 2016
Resumo: A gestação é considerada um período susceptível a situações de vulnerabilidades para mulher, seja por fatores de ordem biológica e/ou contextuais, que podem acarretar em riscos e agravos para a mãe e o feto. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar as características sociodemográficas e de saúde de gestantes, como indicadores de vulnerabilidades. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, realizado com 268 gestantes cadastradas no pré-natal de uma maternidade pública do município de Salvador – BA. Os dados foram processados e analisados no software estatístico SPSS, versão 20 e apresentados mediante números absolutos e índices percentuais. Houve predomínio de gestantes na faixa etária de 20 e 29 anos (57,8%), negras (92,2%), casadas ou em união estável (76,5%), com estudo até o ensino médio (70,7%), desempregadas ou exercendo atividade não remunerada (47,2%), com renda familiar de até 3 salários mínimos (76,6%), que tiveram a primeira relação sexual com idade entre 15 e 19 anos (67,2%), não fazia uso de método contraceptivo (62,7%) e com 1 ou 2 gestações (73,8%). A partir dos resultados do estudo, pode–se concluir que as características sociodemográficas e de saúde são importantes indicadores de vulnerabilidades vivenciadas pelas gestantes.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/726
Aparece nas coleções:Enfermagem Obstétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BAHIANA - Priscilla Porto versão final.pdf570,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.