Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/733
Título: Atuação da enfermeira no cuidado a gestante infectada pelo HLTV-1 e 2
Autor(es): Silva, Camila Auxiliadora Cardoso da
Garcia, Carolina Pedroza de Carvalho
Silva, Aidê Nunes da
Palavras-chave: Atuação
Enfermeira
Cuidado
Gestante
Infectada
HTLV-1 e 2
Data do documento: 2016
Resumo: O vírus linfotrópico da célula T humana tipo 1 (HTLV-1) foi o primeiro retrovírus humano descrito. O HTLV-2, vírus linfotrópico das células T humana tipo 2, foi identificado em 1982. A prevalência de HTLV-1 no Brasil é diversificada e guarda relação tanto com a região geográfica quanto do grupo analisado. Um estudo populacional realizado em Salvador detectou prevalência de 1,76%, além de maior prevalência em mulheres e associação com menores níveis de escolaridade e renda. Como a via mais frequente de transmissão vertical do HTLV-1 e 2 é a amamentação e considerando a maior prevalência nas mulheres, é muito importante a garantia e realização de exames de triagem para HTLV-1 e 2 como parte do pré-natal. Esses indivíduos mantêm uma rede de transmissão silenciosa, desse modo, a enfermeira junto a equipe multiprofissional tem um papel fundamental nos níveis de prevalência da transmissão vertical. Esse estudo tem como objetivo geral descrever a atuação da enfermeira no cuidado a gestante infectada pelo HTLV-1 e 2 e específico, identificar complicações em mulheres gestantes infectadas pelo HTLV-1 e 2. Trata-se de um estudo bibliográfico narrativo cuja trajetória metodológica apoia-se nas leituras, exploratória e seletiva do material de pesquisa bibliográfica, tendo busca bases de dados: (SCIELO), (LILACS), indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), através dos descritores, HTLV I, HTLV II e Gestantes. Diante do exposto, a profissional enfermeira junto com a equipe multiprofissional exerce papel importante na assistência pré-natal, parto e puerpério, seja na detecção precoce da infecção pelo HTLV-1 e 2, triagem dessa população vulnerável e familiares para orientações e encaminhamentos a rede assistencial, impactando desse modo nos elevados níveis de transmissão vertical.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/733
Aparece nas coleções:Enfermagem Obstétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA NO CUIDADO A GESTANTE INFECTADA PELO HLTV-1 e 2.pdf643,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.