Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/741
Título: Fatores determinantes da Síndrome de Burnout na segurança do paciente crítico
Autor(es): Lemos, Caroline Maria Galvão G
Lopes, Catharina Rodrigues Pinto
Ferreira, Manuela Ávila
Garcia, Carolina Pedroza de Carvalho
Palavras-chave: Burnout
Segurança do Paciente
Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 2015
Resumo: INTRODUÇÃO: Instituições de saúde vêm implementando estratégias e medidas para garantir uma assistência individualizada e de excelência aos seus pacientes. Entretanto, a execução destas ações pelos profissionais de saúde tem sofrido fortes influências da Síndrome de Burnout, principalmente quando se tratam de pacientes de unidades de terapia intensiva que exigem cuidados especiais e terapêuticas complexas. OBJETIVO: Descrever a associação dos fatores determinantes da Síndrome de Burnout e a implantação das medidas de segurança do paciente na unidade de terapia intensiva. MÉTODOS: Foi realizado uma pesquisa bibliográfica narrativa, nos bancos de dados PubMed, Lilacs, Scielo, no período de 2000 a 2014, utilizando-se os descritores “Burnout”, “Segurança do Paciente” e “Unidade de Terapia Intensiva”, associados à busca em teses, dissertações, entre outras produções. Foram selecionados artigos em línguas inglesa, espanhola e portuguesa e publicados na íntegra. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os estudos demonstraram que as jornadas extenuantes de trabalho, a realidade de mais de um vínculo empregatício por parte dos profissionais, os cuidados intensivos e complexos a que estes pacientes são submetidos, são fatores de extrema importância para a efetivação das medidas de segurança. CONCLUSÃO: Existem muitos fatores que dificultam a implantação eficaz da segurança do paciente nas instituições de saúde associados aos impactos da Síndrome de Burnout.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/741
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade II_F.pdf166,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.