Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/746
Título: Efeito biomodulador do laser de baixa potência sobre a densidade vascular e a fibroplasia
Autor(es): Medrado, Alena Ribeiro Alves Peixoto
Britto, Taís Menezes Cerqueira Campos de
Pereira, Manoela Carrera Martinez Cavalcante
Marchionni, Antônio Márcio Teixeira
COSTA, Tila Fortuna
Palavras-chave: Terapia com Luz de Baixa Intensidade
Cicatrização.
Matriz extracelular
Colágeno
Data do documento: 2016
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Ao longo dos últimos anos, a bioestimulação celular induzida pela laserterapia tem sido muito estudada. Entre alguns dos processos estimulados pelo laser de baixa potência procedem o ciclo celular, a modulação fenotípica e alterações vasculares como, vasodilatação e neoangiogênese. O aumento do número de novos vasos sanguíneos, acelera a evolução do processo inflamatório e favorece a cicatrização da ferida. A neoangiogênese é ainda um componente estrutural importante de reparação tecidual, uma vez que esta sempre precede a síntese e a deposição de colágeno. A fotobiomodulação estimula também a proliferação fibroblástica e a biossíntese de fibras colágenas. O objetivo da presente revisão narrativa da literatura foi descrever os efeitos da terapia com laser de baixa potência sobre a neoangiogênese e a fibroplasia, assim como de que maneira estes processos ocorrem no tecido submetido à uma agressão. Observou-se que, embora a ação do laser de baixa potência sobre os processos que se desenrolam nas etapas iniciais do reparo tecidual esteja bem documentada na literatura, novos estudos que contemplem a sua influência na fase tardia da cicatrização podem ser relevantes para determinar por quanto tempo os efeitos benéficos primários oriundos da utilização desta modalidade terapêutica, podem se perpetuar no tecido em formação.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/746
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação TILA FORTUNA - versão final-1.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.