Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/749
Título: A autonomia do paciente na decisão da cirurgia ortognática: relato de caso
Autor(es): Ferreira, Thaise Gomes
Marchionni, Antonio Márcio Teixeira
Palavras-chave: Estética
Sorriso
Autonomia pessoal
Bioética
Cirurgia ortognática
Data do documento: 2016
Resumo: O desejo de alcançar uma maior harmonia facial vem se tornando cada vez mais comum, principalmente no Brasil. Este fato, faz com que haja uma grande procura por procedimentos estéticos e funcionais para corrigir queixas relacionadas a harmonia facial. Devido a diversidade desses procedimentos, muitos tratamentos requerem uma interação entre diferentes especialidades da odontologia, em especial a prótese, a ortodontia, a estética e a cirurgia. Cabe a cada profissional identificar os motivos de insatisfação, diagnosticar e indicar o melhor tipo de tratamento conjunto para o paciente, visando obter um objetivo comum relacionado a satisfação do mesmo. Frente as indicações de um profissional para um determinado tratamento, o paciente tem o direito de exercer sua autonomia, que se caracteriza como um dos princípios da bioética e torna qualquer indivíduo capaz de tomar decisões sobre si mesmo. O presente trabalho tem como objetivo, discutir sobre o poder de autonomia do paciente frente a decisão de ser submetido a cirurgia ortognática, através do relato de um caso clínico no qual o paciente foi submetido a um tratamento multidisciplinar, optando por não realizar todas as etapas propostas.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/749
Aparece nas coleções:Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo de Caso Retocolite Ulcerativa Associada à Doença de Crohn.pdf114,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.