Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7490
Título: Prevalência da anemia ferropriva em pacientes obesos após cirurgia bariátrica: uma revisão sistemática
Autor(es): ARAÚJO, Giovanna Mac-Allister Carvalho Pimenta de
Palavras-chave: cirurgia bariátrica
anemia ferropriva
pacientes obesos
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: A cirurgia bariátrica é o tratamento mais eficaz para perda de peso, existem variados procedimentos cirúrgicos bariátricos que compreendem como banda gástrica, gastrectomia vertical (SG), bypass gástrico em Y de Roux (RYGB) e derivação biliopancreática (DBP), com ou sem duodenal switch (DS). A anemia ferropriva é uma patologia comum após operações para obesidade como o bypass gástrico em Y de Roux e as derivações biliopancreáticas. Abordaremos os estudos que investigaram a prevalência da anemia ferropriva em pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica. OBJETIVO: Descrever os aspectos da anemia ferropriva após a cirurgia bariátrica em pacientes com redução de estômago e sua prevalência com o decorrer dos anos. METODOLOGIA: Esse estudo refere-se a uma revisão sistemática cuja pesquisa dos artigos aconteceu em bases como MEDLINE/PubMed e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando descritores em DeCS e MESH. Foram usadas palavras-chave como “Iron Deficiency Anemia”; “Bariatric surgery”; “After surgey”. RESULTADOS: Foram utilizados 20 artigos e foi feita uma análise em que a partir dela conseguimos formular os critérios de exclusão. Em todos os artigos utilizados foram incluídos ao total 34.289 pacientes. Foi indicado em todos os artigos que após a retirada de uma parte do estômago cirurgicamente, os pacientes começaram a ter uma carência de Ferro, Ferritina entre outas. Observamos que em um primeiro processo os níveis de ferro e ferritina estavam abaixo do padrão, porém não alarmante, durante 6 meses os pacientes começaram a apresentar um déficit de ferro. Após 12-24 meses do pós-cirúrgico foi apresentado uma porcentagem alarmante de pacientes com uma carência de ferro além de pacientes que já contraporem anemia por deficiência de ferro (Anemia Ferropriva) CONCLUSÃO: Esta revisão sistemática investigou a prevalência de Anemia Ferropriva em pacientes obesos que passaram pela cirurgia bariátrica em um tempo de 10 anos. Com um alto número de pessoas optando por fazer essa cirurgia, foi demonstrado que em uma faixa entre um a cinco anos pós-cirúrgico, a taxa foi considerável para esse estudo.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7490
Aparece nas coleções:Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANNA E ISABELA.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.