Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7497
Título: A residência de psicologia clínica e saúde mental: uma experiência de formação para o sistema único de saúde
Autor(es): GALLINDO, Paula Cristina Vianna Goulart
Palavras-chave: SUS
Formação profissional
Residência
Psicologia clínica
Saúde Mental
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A pesquisa se propõe a conhecer a percepção dos profissionais egressos do Programa de Residência em Saúde Mental e Psicologia Clínica oferecido entre os anos 2005 e 2015, pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia em conjunto com a Universidade Federal da Bahia, no Hospital Juliano Moreira. Objetivos: O objetivo foi resgatar tanto a história do programa como denotar sua importância enquanto estratégia de formação para o SUS. Metodologia: Para tanto realizaram-se entrevistas com profissionais egressos desse programa e os dados foram tratados através da técnica de análise de conteúdo temática, conforme define Minayo (2014). A pesquisa é considerada um estudo qualitativo exploratório e compõe parte do produto resultante de um Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde. Resultados: Como resultado, evidencia-se que a experiência da residência é uma estratégia de formação em recursos humanos para o SUS, agregando consistência à formação do profissional e fortalecendo o próprio sistema de saúde. Resultado evidenciado pela produção de um artigo de relato de experiência sobre o período da autora e pesquisadora enquanto foi residente do programa e pelos conteúdos expressos pelos entrevistados ao longo da pesquisa. Soma-se a isso, o projeto de um livro, escrito pelos atores que ajudaram a compor a residência enquanto programa, resgatando assim, sua história sob diferentes facetas. Conclusão: A partir do material encontrado pode-se afirmar que o Programa de Residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental produziu efeitos de formação para o SUS que ressoam nas práticas profissionais de seus egressos, denotando essa estratégia de formação como protetiva para o próprio SUS e ao mesmo tempo, como se faz importante pensar em outras estratégias de formação permanente, favorecendo a qualidade dos serviços prestados à comunidade sem sobrecarregar os programas de residência.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7497
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.