Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7505
Título: Exercício físico e redução de sintomas do transtorno depressivo maior: uma revisão sistemática
Autor(es): COSTA, Luana Lima
Palavras-chave: Depressão
Exercício físico
Revisão sistemática
Depressivo Maior
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: O Transtorno depressivo maior (TDM) é o transtorno mental mais comum e prevalente no mundo, abrange sintomas como humor deprimido, alterações psicomotoras, desregulação do sono, e fadiga. As repercussões funcionais reforçam a importância de buscar estratégias de tratamento para melhorar a saúde e qualidade de vida no TDM. O exercício físico é indicado para ganhos em saúde mental, porém, existem divergências sobre a efetividade dos protocolos de exercício físico. OBJETIVO: Identificar os efeitos dos protocolos de exercício físico nos sintomas do TDM e fatores associados em adultos e idosos. MÉTODO: A revisão sistemática de ensaios clínicos foi conduzida baseada nas diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram utilizadas as bases de dados PubMed, Scielo, Scopus e Web of Science, com os termos de busca (MESH/DECS) “Depressive Disorder, major" AND "Exercise ". Foram incluídos ensaios clínicos que apresentavam o exercício físico como intervenção em adultos ou idosos com TDM, escritos em português, inglês ou espanhol. Foram excluídos estudos que não forneceram informações sobre o protocolo de exercício, população com outras patologias, e que não apresentaram acesso ao texto na íntegra. Os artigos foram selecionados por dois revisores independentes. RESULTADOS: Dezesseis estudos foram incluídos. Todos utilizavam exercício aeróbico como intervenção, variando o protocolo (tipo, frequência, intensidade). Os sintomas avaliados são baseados nas escalas de Hamilton e Beck, e medidas de qualidade de sono e estado de humor. CONCLUSÕES: Exercício aeróbico parece ser capaz de reduzir os sintomas do TDM em adultos e idosos. Além de melhorar aspectos comportamentais e fisiológicos associados aos sintomas do TDM, como o nível de condicionamento físico, uso de medicações, o bem-estar e a qualidade de vida.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7505
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luana_TCC_EDF_2023.2.pdf424,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.