Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7511
Título: Avaliação da frequência de linfócitos T regulatórios produtores de IL-10 em pacientes infectados com HTLV-1
Autor(es): SOUSA, Murillo Lopes Lima de
Palavras-chave: FOXP3
HAM/TSP
Treg
Data do documento: 2023
Resumo: O vírus linfotrópico de células T humano do tipo 1 (HTLV-1) é um retrovírus causador da Mielopatia Associada ao HTLV/Paraparesia Espástica Tropical (HAM/TSP), uma patologia caracterizada por um distúrbio inflamatório crônico no sistema nervoso central. Trata se de um estudo de corte transversal analítico, onde foram incluídos onze pacientes infectados com HTLV-1 com o diagnóstico para HAM/TSP e assintomáticos para a doença. O objetivo do estudo foi avaliar a frequência e função das células T regulatórias (Treg) em indivíduos infectados pelo HTLV-1 com HAM/TSP, pois a literatura demonstra que o perfil inflamatório da doença pode estar relacionado com a atividade de FOXP3 e consequentemente das células Treg. Foram incluídos pacientes maiores de dezoito anos, e foram excluídos indivíduos com presença de coinfecções virais crônicas e uso de corticosteroides. Foi feita uma coleta de dados clínicos e de amostra de sangue para obtenção de células mononucleares do sangue periférico (PBMC), além da obtenção da carga proviral a partir do DNA. As amostras foram analisadas por citometria de fluxo com marcação por anticorpos monoclonais. Foi identificada uma correlação significante entre a carga proviral e a frequência de linfócitos Treg produtores de Interleucina-10 (IL-10), porém os outros resultados de análise de frequência de células entre os grupos assintomático e HAM/TSP não demonstraram diferenças significantes. A partir da obtenção dos resultados é possível relacionar o mecanismo patogênico do vírus com o sistema imunológico, de forma que o HTLV-1 suprime a ativação de células Treg, favorecendo o aumento do perfil inflamatório nos pacientes acometidos pela HAM/TSP.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7511
Aparece nas coleções:Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MURILLO LOPES.pdf680,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.