Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/752
Título: Delirium em terapia intensiva: revisão sistemática
Autor(es): Lima, Maria Lucila Nobre Moraes
Moreira, Rosemeire Oliveira
Okamoto, Tatiane Ozawa
Amaral, Juliana Bezerra do
Palavras-chave: Delirium
Demência
Transtorno amnéstico
outros Transtornos cognitivos
Terapia intensiva
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 2016
Resumo: Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa com o objetivo de conhecer a produção científica sobre o manejo da equipe ao paciente com o Delirium em Unidade de Terapia Intensiva. Foram utilizadas publicações indexadas nas bases de dados SciELO e LILACS, publicadas na íntegra, na língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre os anos de 2001 a 2015. Foram selecionadas 19 publicações, evidenciando-se 3 categorias: Escalas de avaliação de delirium na UTI; Delirium como realidade subdiagnosticada; Ações de enfermagem no manejo do delirium em pacientes de UTI. Distintas escalas podem ser utilizadas como ferramenta para avaliação de pacientes com delirium, no entanto a CAM-ICU mostrou-se mais utilizada, por ser a única validada e traduzida para o português, de fácil aplicabilidade, apesar de necessário treinamento da equipe. A dificuldade em reconhecer o delirium pela carência de conhecimento dos profissionais sobre a doença ou sobre as escalas, o categoriza como realidade subdiagnosticada, com prevalência oscilante entre 3% e 67%. O enfermeiro deve interagir com outros profissionais, tendo discernimento quanto às condutas farmacológicas, mudanças ambientais e comunicação com o paciente. É imprescindível que haja novas pesquisas e que a avaliação do delirium seja instituída como parâmetro de qualidade da assistência.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/752
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DELIRIUM 03.pdf272,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.