Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7520
Título: Preservação alveolar de região posterior de mandíbula utilizando o I-PRF e A-PRF+: relato de caso.
Autor(es): LIMA, Hannah Telles Valverde de Araújo
Palavras-chave: PRF
Perda de osso alveolar
enxerto ósseo
Implantes dentários
Data do documento: 2023
Resumo: O objetivo deste trabalho atual é tentar estabelecer o efeito do I-PRF e A-PRF+ associado ao um biomaterial xenógeno na preservação alveolar de uma área posterior de mandíbula pós extrações múltiplas, voltadas à futura instalação de implantes ósseo integráveis, através de um relato de caso. O caso clinico relatado aborda o uso de enxerto autógeno considerado padrão ouro na região posterior de mandíbula. Foram coletados tubetes de sangue, centrifugados e realizado um mix de enxerto xenógeno e A-PRF+ e I-PRF, que posteriormente empregados no alvéolo e realizado acompanhamento de sua evolução. Diante da literatura consultada, estudos apontam para a eficácia do PRF no tocante ao seu potencial cicatrizante sobre os tecidos moles, quando aplicado em alvéolos pós extração, mostrando-se eficaz na preservação alveolar de forma indireta, a partir da redução dos processos inflamatórios. O A-PRF+ e o I-PRF, mesmo sendo produtos derivados do PRF e que representariam supostamente sua evolução, sua aplicação terapêutica é relativamente nova, carecendo de mais estudos de longo prazo sobre sua aplicação terapêutica.Análises sobre o papel do A-PRF e I-PRF, quando aplicados de forma isoladas ou associados a biomateriais particulados, sobre a estabilidade dos tecidos duros são escassos e ainda precisam de comprovação científica à longo prazo.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7520
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HANNAH TELLES VALVERDE DE ARAUJO LIMA.pdf641,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.