Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7523
Título: Fibroma cemento ossificante na mandibula: relato de caso
Autor(es): TEIXEIRA, Alberto Pires
Palavras-chave: Fibroma Ossificante
Mandíbula
Lesão Benigna
Relato de Caso
Data do documento: 2023
Resumo: O fibroma ossificante é um tumor benigno raro que afeta a região craniofacial. É diagnosticado por meio de exames clínicos, radiológicos e histopatológicos. A maioria dos casos é assintomática até que o crescimento do tumor cause aumento de volume e deformidade moderada. Problemas estéticos e oclusais são frequentes nas primeiras manifestações dessas lesões. Embora seja mais comum na mandíbula, o fibroma ossificante também pode ocorrer em outras regiões. O tratamento cirúrgico é o que apresenta melhor prognóstico apresentando baixa taxa de recorrência. Este estudo relata um caso clínico de fibroma ossificante na mandíbula, destacando suas características clínicas, radiográficas e histológicas, além de revisar a literatura atual sobre o assunto. O paciente procurou atendimento após uma radiografia panorâmica que revelou uma lesão radiolúcida entre o canino e o primeiro pré-molar do lado esquerdo da mandíbula, durante uma avaliação para tratamento ortodôntico. O tratamento escolhido foi a cirurgia enucleação (biópsia excisional), que confirmou o diagnóstico de fibroma ossificante. O paciente teve um acompanhamento pós-operatório sem complicações, confirmando o bom prognóstico e a baixa recorrência do fibroma ossificante na mandíbula.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7523
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBERTO PIRES TEIXEIRA.pdf437,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.