Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7524
Título: Construção de ferramenta digital para o auxílio na notificação de maus tratos infantis na odontologia
Autor(es): LIMA, Alícia Souza
Palavras-chave: (Keywords): maus tratos infantis
Odontologia Legal
Smartphone, violência criança e adolescente
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: Os maus-tratos infantis abrangem todas as manifestações de abuso com o potencial de prejudicar o desenvolvimento e a saúde de crianças e adolescentes em diferentes idades. O(a) cirurgião(ã)-dentista possui uma responsabilidade ética, legal e moral em identificar e denunciar os casos de maus-tratos, sendo que, a maior parte das lesões se encontram na região de cabeça e pescoço. Objetivo: criar um software mobile com o propósito de auxiliar profissionais da saúde na identificação e suspeita de maus tratos em crianças e adolescentes. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura para aprofundamento do tema, utilizando artigos dos últimos cinco anos. A pesquisa nessas plataformas foi direcionada por artigos que abordassem a conduta do(a) cirurgião(ã)-dentista para auxiliar na identificação dos maus-tratos infantis além da criação e aporte de aplicativos para denúncia de violência contra crianças e adolescentes. O software mobile foi elaborado com base na ficha de notificação compulsória e desenvolvido em uma plataforma de uso simples e alta finalidade com o objetivo único em sinalizar casos de violência infantil e alertas às autoridades competentes. Conclusão: O enfrentamento dos maus-tratos infantis é de extrema relevância para a Odontologia, assim, a identificação e notificação dos casos necessitam ser precisos e ágil. Mediante a isso, a construção dessa ferramenta digital tem o principal objetivo auxiliar no processo da denúncia e aumentar a rede proteção para crianças e adolescentes.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7524
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALICIA SOUZA LIMA.pdf921,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.