Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7525
Título: Antioxidantes na periodontia: uma revisão de literatura
Autor(es): OLIVEIRA, Amanda Marques Alvim de
Palavras-chave: Antioxidantes
Cranberry
Melatonina
Própolis
Periodontite
Data do documento: 2023
Resumo: A periodontite é uma das doenças crônicas inflamatórias com maior prevalência na população adulta e compreende diversas condições inflamatórias que atingem as estruturas de sustentação do dente. Para casos de periodontites severas, que não respondem ao tratamento periodontal convencional padrão-ouro, da raspagem e alisamento radicular para remoção do biofilme e cálculo subgengival, o uso de uma terapia complementar adjunta pode ser necessário. O objetivo do presente trabalho foi estudar o possível papel dos antioxidantes, como própolis, cranberry e melatonina, no tratamento adjuvante de pacientes com periodontite. Antioxidantes, tanto administrados oralmente, como localmente e de forma sistêmica, demonstraram nos estudos publicados na literatura terem um possível efeito protetor no periodonto e células, sendo capazes de neutralizar radicais livres e espécies reativas de oxigênio que podem ser responsáveis por causar o estresse oxidativo e consequentemente o dano tecidual. Esse tipo de terapêutica é capaz de promover maior adesão do usuário ao tratamento,uma vez que conversa com suas crenças e permite uma participação mais ativa no seu processo de cura, além de ter um menor potencial de desenvolver efeitos adversos, uma vez que administrada adequadamente, menor risco de interação medicamentosa e pode diminuir os impactos negativos provenientes do uso prolongado de antibióticos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7525
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA MARQUES ALVIM DE OLIVEIRA.pdf361,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.