Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7531
Título: Disfunção temporomandibular e bruxismo infantil: revisão de literatura
Autor(es): SOUZA, Humberto Passos Santos Macedo
Palavras-chave: Disfunção temporomandibular
Bruxismo e Criança
Data do documento: 2023
Resumo: O Bruxismo pode ser conceituado como uma atividade parafuncional do sistema estomatognático na infância. Apresenta etiologia relacionada a fatores locais. Dentre as principais manifestações clínicas encontradas nesta patologia destacam-se o apertamento e o ranger de dentes, além da prevalência do desgaste e da DTM (disfunção temporomandibular). Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a disfunção temporomandibular e o bruxismo infantil, abordando os fatores etiológicos, bem como sinais e sintomas para um diagnóstico mais preciso, pelos profissionais da odontopediatria. Para a execução desse trabalho, foi realizada pesquisa na base de dados Pub med no período de 1998 a 2022; utilizou-se os descritores, disfunção temporomandibular, bruxismo, criança. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos de 2002 a 2022; como critérios de exclusão desconsiderou-se artigos que não abordaram o tema em questão. Pode-se concluir que as crianças com bruxismo do sono apresentam um risco aumentado para a ocorrência de DTM dolosa, estabelecendo assim uma relação de causa e efeito entre esta e o bruxismo.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7531
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HUMBERTO PASSOS SANTOS MACEDO SOUZA.pdf182,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.