Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7532
Título: Prótese indireta de ângulo de mandíbula através de modelagem 3D: relato de caso
Autor(es): TORRES, Carolina Lago
Palavras-chave: Prótese Mandibular
Prótese Maxilofacial
CAD-CAM
Má Oclusão Classe III de Angle
Polimetil Metacrilato
Data do documento: 2023
Resumo: Procedimentos cirúrgicos que envolvem recuo mandibular podem, muitas vezes, levar a alterações antiestéticas do ângulo da mandíbula. Para a resolução de situações como esta, pode-se lançar mão de implantes aloplásticos para garantir um contorno mandibular equilibrado. A modelagem 3D facilita a confecção de próteses faciais pela técnica indireta, utilizando o sistema Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing (CAD/CAM), por meio do escaneamento maxilofacial e planejamento protético realizado em software digital. O objetivo desse trabalho foi apresentar, através de relato de caso, a utilização de uma prótese de ângulo de mandíbula confeccionada por meio de modelagem 3D, impressão de molde em resina e confecção da prótese final em polimetilmetacrilato (PMMA). O paciente, do gênero masculino, com 20 anos de idade era portador de maloclusão de classe III, com deficiência ânteroposterior do terço médio e leve prognatismo mandibular. Durante o planejamento cirúrgico virtual pré-operatório para a cirurgia ortognática, percebeu-se que a movimentação cirúrgica provocaria uma diminuição significativa na projeção látero-inferior do ângulo da mandíbula, sendo então, planejadas as próteses de ângulo goníaco. A técnica escolhida permitiu a confecção rápida e simétrica dos implantes de ângulos da mandíbula, sendo fundamental para a obtenção de sucesso no resultado cirúrgico apresentado ao final do tratamento.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7532
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA LAGO.pdf897,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.