Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7533
Título: Reconstrução de sequela de fratura nasal com prótese customizada em PMMA e cirurgia ortognática: relato de caso
Autor(es): BRITO, Julianne de Asevedo Meira
Palavras-chave: Fratura
Osso Nasal
Prótese
Polimetilmetacrilato
PMMA
Cirurgia Ortognática
Data do documento: 2023
Resumo: O trauma facial é uma das condições que mais afetam a saúde física e mental de um indivíduo, tornando-se também um grande desafio para a cirurgia reconstrutora.Nesse contexto, as fraturas dos ossos faciais podem gerar sequelas, assimetrias e defeitos ósseos com consequências funcionais e sobretudo estéticas. Para o tratamento das sequelas podem ser utilizados os enxertos ósseos autógenos. Entretanto, em razão das inúmeras limitações existentes em relação aos enxertos autógenos é que surgiram os materiais aloplásticos. Dentre os materiais aloplásticos mais utilizados na Odontologia, a prótese em polimetilmetacrilato (PMMA) é considerada uma excelente opção para reconstrução de defeitos ósseos faciais, em razão de possuir baixo custo, apresentar bons resultados estéticos, ser de fácil manuseio técnico, podendo ser confeccionada no pré-operatório através de biomodelos de prototipagem rápida ou ainda no transcirúrgico com aplicação direta sobre os tecidos. O objetivo do presente trabalho é relatar um caso clínico de preenchimento de defeito ósseo existente em região de dorso nasal pós fratura em face decorrente de acidente motociclístico, através da customização de prótese de PMMA por meio da utilização de biomodelo de prototipagem rápida, juntamente com cirurgia ortognática, de forma a demonstrar sua segurança, precisão e resultados satisfatórios.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7533
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANNE DE ASEVEDO MEIRA BRITO.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.