Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7534
Título: A importância da odontologia legal na análise pericial: Estudo de caso sobre a tragédia de Brumadinho
Autor(es): PEIXOTO, Maria Eduarda Bouzas
Palavras-chave: Identificação
Odontologia Legal
Tragédia em Brumadinho
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: Os desastres em massa são acidentes súbitos, naturais ou produzidos diretamente pela ação ou influência humana, que resultam no sofrimento ou na cessação de vidas, ultrapassando a capacidade assistencial, técnica e socorrista local. Em alguns destes eventos, a destruição dos corpos por meio de agentes físicos, químicos, mecânicos ou biológicos é de grande monta, resultando, muitas vezes, em cadáveres carbonizados, fragmentados, macerados, mutilados ou em avançado estado de decomposição, o que dificulta o seu reconhecimento. Objetivo: Relatar o desastre de Brumadinho, mostrando a importância da Odontologia Forense na identificação das vítimas. Metodologia: A pesquisa possui como desenho um estudo de caso por meio da análise documental da tragédia de Brumadinho, apresentando também uma revisão da literatura como embasamento para a discussão e referencial teórico. Nesta senda e, visando atingir o objetivo que se busca propor, pesquisou-se nas bases de dados as seguintes palavras chaves: “Identificação”, “Odontologia Legal” e, “Tragédia em Brumadinho”. Resultados: A revisão foi efetivada com 5 artigos que foram utilizados nesta monografia. Quanto ao ano de publicação, todos os textos foram indexados entre os anos de 2020 e 2022. No que tange à metodologia utilizada nos estudos, observou se que 1 era quali-quantitativo, 2 corresponderam a relatórios acerca de protocolo de identificação de vítimas de desastres e outros 2 eram estudos com recorte transversal. Conclusão: Evidenciou-se, assim, a utilização das técnicas odontolegais no reconhecimento cadavérico como cruciais para a célere resolução de tragédias. Brumadinho constitui-se como um exemplo da aplicabilidade desta área do conhecimento, a partir da identificação de corpos através do estudo da arcada dentária.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7534
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EDUARDA BOUZAS PEIXOTO.pdf798,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.