Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7536
Título: Placas interoclusais por impressão: uma revisão de literatura
Autor(es): CARVALHO, Manuela Borba de
Palavras-chave: Placas interoclusais
Impressão tridimensional
Desordens temporomandibulares
Bruxismo do sono
Data do documento: 2023
Resumo: A primeira opção de terapia para os diagnósticos frequentes de bruxismo do sono e desordens temporomandibulares são as placas interoclusais. Diante da introdução da tecnologia na Odontologia para auxiliar os cirurgiões-dentistas, este trabalho teve por objetivo desenvolver uma revisão de literatura acerca da confecção de placas interoclusais por impressão digital e suas particularidades. Para isto, foram utilizados os descritores em português “placas interoclusais”, “bruxismo”, “desordem temporomandibular”, “sistema CAD/CAM”, “impressão digital”; e os descritores em inglês “interoclusal splints”, “bruxism”, “temporomandibular disorder”, “CAD/CAM system”, “digital impression”. As bases de dados utilizadas foram PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVSalud). Foram pré-selecionados artigos entre os anos de 2010 e 2023 com o epicentro da sua abordagem na impressão digital de placas interoclusais e o comportamento das resinas apropriadas para essa tecnologia. Artigos publicados nos anos que precederam 2018 foram mantidos devido à relevância do conteúdo. Foram excluídos do artigo estudos com crianças. Ao final, selecionou-se 29 artigos, sendo 15 destes em língua inglesa. Através desta revisão da literatura foi possível concluir que a confecção das placas interoclusais por impressão é um processo viável e atualmente aplicado na Odontologia, ganhando destaque pela otimização de horas clínicas, redução nas etapas laboratoriais com custos similares as convencionais e manutenção da qualidade. Estudos sobre as especificidades das resinas aplicadas na confecção das placas interoclusais são escassos e devem ser realizados posteriormente.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7536
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUELA BORBA DE CARVALHO.pdf278,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.