Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7537
Título: A importância da proservação de ceratocistos: relato de caso
Autor(es): TAVARES, Manuela Dunce
Palavras-chave: Ceratocistos
Cistos Odontogênicos
Cistos Maxilomandibulares
Data do documento: 2023
Resumo: O ceratocisto odontogênico é caracterizado por ser uma lesão cística infiltrativa, de origem odontogênica e com alto potencial recidivante, sendo mais habitual entre a segunda e terceira décadas de vida e acometendo predominantemente indivíduos do sexo masculino. Esse cisto normalmente é assintomático e as descobertas são feitas por meio de exames de imagens rotineiros como a radiografia panorâmica. O tratamento pode ser de forma conservadora, com a utilização de dispositivos como o dreno, para a descompressão e posterior enucleação ou mais invasivos, como a ressecção em bloco. A associação dos tratamentos também é passível de ser feita, pois a descompressão ocasiona uma metaplasia de sua cápsula causando um espessamento da mesma, o que facilita em demasia a remoção e diminui o índice de recidiva que é de aproximadamente 20 a 25% dos casos. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é descrever um caso clínico com ênfase na conduta de tratamento de um ceratocisto odontogênico em região posterior de mandíbula, em um paciente faioderma, do sexo masculino, com 47 anos de idade, onde as informações foram obtidas após análise de prontuário, exames radiográficos e registros fotográficos. A lesão apresentou recidiva após 07 anos de acompanhamento, necessitando de novo tratamento. Assim, o relato desse caso é de grande valia para contribuir com a literatura vigente.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7537
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUELA DUNCE TAVARES.pdf822,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.