Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7538
Título: Vitamina D e capacidade aeróbica em pacientes com obesidade: uma revisão sistemática
Autor(es): SILVA, Iasmyn Sousa
Palavras-chave: Vitamina D
Aptidão Cardiorrespiratória
Obesidade
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: Os hábitos da população estão mudando, com mais tempo sendo gasto sentado em ambientes fechados, levando a um estilo de vida sedentário e reduzindo a exposição ao sol. Essas mudanças parecem afetar a composição corporal e a saúde cardiorrespiratória, resultando em um aumento da obesidade e da deficiência de Vitamina D. Objetivo: Analisar a relação entre os níveis de Vitamina D e a capacidade aeróbica em adultos com obesidade. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática que tem o registro no PROSPERO sob a ID CRD42022321595 e levou em consideração as seguintes bases de dados: PubMed, BVS, SCOPUS, WOS e EMBASE. Foi estabelecido como critério de elegibilidade artigos que tiveram seus estudos em humanos, que avaliaram tanto a concentração natural de Vitamina D, quanto suplementação. Artigos com público-alvo em pessoas com obesidade e que relacionasse aptidão cardiorrespiratória e Vitamina D. Esses artigos passaram pela escala PEDro de qualidade e Check-list Robins- I (Cochrane), sendo realizada revisão por pares. Resultados: Dos 4062 artigos encontrados, 06 atenderam aos critérios da pesquisa. Eles avaliaram o nível de aptidão física e o nível de vitamina D sérica de pessoas com obesidade e sugerem uma relação positiva entre a aptidão cardiorrespiratória e níveis elevados de vitamina D sérica, tanto para o público adulto feminino, quanto para o adulto masculino. Conclusão: Considerando os resultados obtidos neste estudo, torna-se evidente um indicativo de melhora na capacidade aeróbica em indivíduos com obesidade que apresentam níveis elevados de vitamina D sérica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7538
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iasmyn_TCC_EDF_2023.2.pdf168,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.