Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7539
Título: Relação da disfunção temporomandibular com o tratamento ortodôntico com alinhadores: revisão de literatura
Autor(es): LONGO, Lucca Peleteiro Rotondano
Palavras-chave: Bruxismo
ATM
Oclusão dentária
CAT
Dor
Má oclusão
Data do documento: 2023
Resumo: A disfunção temporomandibular (DTM) afeta a articulação temporomandibular (ATM) que conecta a mandibula e crânio. Alinhadores ortodônticos corrigem posicionamento dentário para resolver problemas dentários e melhorar a estética facial. Apesar de certa sobreposição, a conexão direta entre DTM e alinhadores ortodônticos é tão robusta como imaginada. Pacientes podem ter DTM pré-existente ou desenvolvê la com o uso dos alinhadores. Os alinhadores ortodônticos, embora úteis para corrigir a posição dentária, podem exercer pressão excessiva na mandíbula e na articulação temporomandibular, potencialmente causando DTM. Apesar disso, muitos pacientes relatam melhoria nos sintomas após o tratamento, atribuindo isso à correção da posição dos dentes e mandíbula, aliviando a pressão na articulação temporomandibular. Assim, embora a relação entre DTM e alinhadores ortodônticos não seja direta, é crucial que os pacientes comuniquem qualquer sintoma pré-existente ou que surja durante o tratamento. Isso permite ajustes adequados no tratamento pelos ortodontistas.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7539
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCCA PELETEIRO ROTONDANO LONGO.pdf218,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.