Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7540
Título: O uso da melatonina adjunta ao tratamento periodontal
Autor(es): SANTOS, Luana de Carvalho
Palavras-chave: Melatonina
Periodontite
Doenças Periodontais
Data do documento: 2023
Resumo: A periodontite é uma doença crônica complexa que envolve colonização bacteriana, inflamação e estresse oxidativo em hospedeiros suscetíveis. Embora a terapia periodontal convencional, quando bem-sucedida, mantenha a saúde dos tecidos periodontais, uma parcela de pacientes não responde a esse tratamento padrão, levando à busca por abordagens alternativas. A melatonina, uma substância produzida pela glândula pineal, com propriedades antioxidantes e imunomodulatórias, tem despertado interesse como possível adjuvante no tratamento da periodontite. Este trabalho se propôs a realizar uma revisão de literatura para investigar o impacto da melatonina na patogênese da periodontite. A revisão incluiu 11 artigos selecionados a partir de bases de dados confiáveis e apresentou estudos que demonstram resultados promissores quanto ao uso da melatonina no tratamento da periodontite. Esses resultados incluem a redução da inflamação, diminuição do estresse oxidativo e aumento da regeneração óssea e melhora nos parâmetros clínicos, tanto em modelos animais quanto em pacientes humanos. A melatonina apresenta potencial como um adjuvante eficaz na terapia periodontal, oferecendo novas perspectivas de tratamento para pacientes não responsivos à terapia convencional. No entanto, pesquisas são necessárias para otimizar seu uso, avaliar sua dose e seus benefícios clínicos e potenciais efeitos colaterais, visando aprimorar a qualidade de vida dos pacientes com doença periodontal.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7540
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA DE CARVALHO SANTOS.pdf231 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.