Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7541
Título: Efeitos do exercício físico em mulheres com fibromialgia: uma revisão de literatura
Autor(es): ANDRADE, Beatriz Junquilho S.
Palavras-chave: Exercício físico
Fibromialgia
Mulheres
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: A fibromialgia é uma doença que atinge cerca de 2% a 3% da população mundial e acomete mulheres em sua maioria. Uma condição reumatológica e clinicamente diagnosticada através de tender points e questionário de fibromialgia. É uma dor somática, tendo sua característica a dor em tecidos moles, pincipalmente músculos, pele e articulações, sendo constante, no período de 3 meses em diante. OBJETIVO: identificar os efeitos da prática de diversos tipos de exercícios físicos nos sintomas das mulheres diagnosticadas com a síndrome da fibromialgia METODOLOGIA: revisão de literatura realizada nas bases de dados Lilacs, Scielo e PubMed, utilizando os descritores “Fibromialgia”, “mulheres” e “exercício físico” e foram acrescentados nos critérios de inclusão os ensaios clínicos randomizados e não randomizados, e que avaliaram os efeitos dos exercíciosfísicos nas mulheres com fibromialgia. Os que fizeram parte dos critérios de exclusão, foram aqueles que avaliaram a população feminina com outra doenças, os que não demonstraram a maneira que os dados foram coletados, que não foram feitos somente com seres humanos e que não disponibilizaram os textos em sua totalidade. RESULTADOS: foram extraídos 695 estudos nas bases de dados, sendo utilizados somente 22 artigos que abordam o tema pelos critérios de inclusão e exclusão, tendo resultados obtidos por testes avaliativos e questionários de classificação. Os estudos demonstram alterações positivas em relação a prática do exercício físico nas modalidades de treinamento resistido, treinamento aeróbico, treinamento aquático, alongamentos e multimodalidades na melhoria dos sintomas da fibromialgia em mulheres. CONCLUSÃO: O treinamento resistido, treinamento aquático, alongamento e aeróbico, trazem uma série de melhoras em relação as respostas constituídas nos questionários voltados para fibromialgia, dor, sintomas psicológicos, limiar e catastrofização da dor, principalmente quando trabalhados em conjunto.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7541
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz_TCC_EDF_2023.2.pdf181,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.