Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7543
Título: Métodos de treinamento resistido para força e massa muscular em pessoas idosas: uma revisão de literatura
Autor(es): CERQUEIRA, Cristiano Queiroz
Palavras-chave: Dinapenia
Idosos
Sarcopenia
Treinamento resistido.
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: O treinamento resistido desempenha um papel importante nos tratamentos com idosos, prevenindo as disfunções musculares como a sarcopenia e dinapenia através do treinamento força. Objetivo: Analisar os métodos de treinamento resistido para força e massa muscular em pessoas idosas. Métodos: Revisão de literatura na qual, através da estratégia de busca foram selecionados os artigos por meio dos bancos de dados: Scientific Electronic Library (SciElO), U.S. National Library of Medicine (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Utilizando os seguintes descritores Resistance Training, Muscle Strength, Muscle mas e Aged.Resultados: foram encontrados 723 artigos e após a seleção detalhada, 13 estudos foram selecionados. Os artigos encontrados sobre treinamento resistido, resultou que pode ser benéfico para pessoas idosas, pelo fato, de ter um aumento na força e massa muscular. Conclusão: Os estudos mostraram que o treinamento resistido pode ter um aumento significativo na massa muscular e força dos idosos, assim diminuindo os riscos de lesões e de quedas.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7543
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiano_TCC_EDF_2023.2.pdf143,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.