Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7544
Título: Recursos eletrotermofototerapêuticos com efeito antifúngico para o gênero malassezia: revisão
Autor(es): SILVA, Clara Costa
SANTOS, Élissa da Silva
DIAS, Cristiane Maria Carvalho Costa
GRASSI, Maria Fernanda Rios
RIBEIRO, Rachel Trinchão Schneiberg Kalid
Palavras-chave: Dermatite
Fungo
Malassezia
Eletrotermofototerapia
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: O fungo do gênero Malassezia encontra-se tanto em humanos como em animais e este é a causa de dermatoses e algumas infecções cutâneas. Os recursos eletrotermofototerapêuticos surgem como intervenção alternativa cuja ação é in loco, não ocorrendo a interação com o fígado. Objetivo: Descrever os recursos eletrotermofototerapêuticos com efeito antifúngico para o gênero Malassezia. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura cuja busca foi realizada no período de outubro a 24 de novembro de 2020 a partir das bases de dados PubMed, PEDro, SciELO, EMBASE e Google Acadêmico para encontrar estudos sobre recursos eletrotermofototerapêuticos com efeito antifúngico para o gênero Malassezia. A estratégia de busca foi formada por: “Dermatitis” AND “fungi” OR “Malassezia” OR “malassezia furfur” AND “treatment” OR “therapeutic interventions” OR “therapeutic strategies” OR “therapy” OR “photodynamic therapy” OR “high frequency” OR “ozone” e suas respectivas traduções para português. Resultados: Revisou-se quatro estudos na íntegra detectando intervenções com LED, alta frequência, vapor de ozônio e LASER. As espécies apresentadas nos estudos foram Malassezia furfur, Malassezia sympodialis, Malassezia globosa e Malassezia spp. Tendo mais evidências da atuação do aparelho LED, alta frequência e Laser na Malassezia fufur. Conclusão: Os resultados da revisão mostraram que são necessários mais estudos in vitro, com delineamento similar, utilizando os recursos eletrotermofototerapêuticos LED, alta frequência e LASER para comprovar a eficácia deles no fungo Malassezia, e, assim torna possível a elaboração protocolos e replicação das intervenções nos ambientes clínicos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7544
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.