Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7566
Título: Eficácia da fototerapia uv free nas onicomicoses: uma revisão sistemática
Autor(es): OLIVEIRA, Júlia Maynart de
RIBEIRO, Rachel Trinchão Schneiberg Kalid
Palavras-chave: Onicomicoses
Fungos
Fototerapia
Tratamento
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: A onicomicose é a infecção ungueal mais comum responsável por 50% de casos nas unhas, determinada por diversas espécies de fungos: dermatófitos, não dermatófitos e leveduras. Estudos com fototerapia que utilizaram LASER e LED UV free resultaram na geração de espécies reativas citotóxicas para células em proliferação, trazendo novas perspectivas de tratamentos duradouros, de menor custo e viáveis para essa infecção. Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura sobre a eficácia da fototerapia UV free nas onicomicoses. Métodos: Tratou-se de uma revisão sistemática da literatura desenvolvida a partir do guideline PRISMA, que utilizou como fonte de pesquisa as bases de dados: PubMed, Embase, Scopus, PEDro, LILACS e SciELO. Foram incluídos ensaios clínicos sem restrição de ano e idioma e excluídos os que abordaram fototerapia UVA ou UVB. A busca foi realizada através dos descritores phototherapy, onychomycosis, clinical trial e seus sinônimos. A qualidade dos artigos foi avaliada pela Escala de Jadad, a avaliação do risco de viés através da ROB1. Os resultados foram apresentados em forma de fluxograma e tabela. Resultados: Revisou-se cinco estudos na íntegra detectando intervenções com fototerapia UV free – LED e LASER combinados com terapia fotodinâmica (TFD), nas espécies causadoras de onicomicoses Trichophyton, Epidermophyton, Microsporum e a levedura Candida albicans. O tempo de tratamento entre os protocolos variou de 4 a 36 semanas, nenhum paciente referiu dor ou ardência durante a aplicação da fototerapia UV free e quatro dos cinco artigos apresentaram cura completa clínica e microbiológica da infecção. Observou-se maior evidências da atuação do aparelho LED e Laser no Trichophyton. Conclusão: Concluise que a aplicação da fototerapia UV Free associada à TFD possui eficácia contra os fungos causadores da onicomicose, sendo uma alternativa de fácil aplicabilidade, menor custo e nenhum artigo pesquisado apresentou reinfecção no acompanhamento pós tratamento.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7566
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.