Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7572
Título: Evaluate the frequency of anorrectal dysfunctions in women crossfit practitioners in Salvador-BA
Autor(es): MORAES, Bianca Freitas de
JESUS, Maria Fernanda Silva Oliveira de
COSTA, Maria Paula Nunes de Brito
MAMEDE, Carlos André Gomes Silva
Palavras-chave: Disfunção anorretal
Assoalho pélvico
Mulheres
Crossfit
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: O CrossFit é uma modalidade cada vez mais popular entre as mulheres e os exercícios de alto impacto podem influenciar na alteração da função da musculatura do assoalho pélvico (MAP) e no desenvolvimento de disfunções anorretais. OBJETIVO: Identificar a presença de disfunção anorretal em mulheres praticantes de crossfit em Salvador, Bahia. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional de corte transversal, realizado com mulheres praticantes de Crossfit há no mínimo seis meses, maiores de dezoito anos e que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados foi realizada no modelo online através da plataforma Google Forms. Sendo disponibilizado um questionário que continha questões sobre dados sociodemográficos, dados pessoais, hábitos de vida, histórico esportivo, ingesta hídrica, alimentação e suplementação e posteriormente, questionários validados para rastrear sintomas de disfunção anorretal (incontinência anal e constipação) por meio da Escala de Wexner, adaptada em português e Critério de Roma IV. Esse estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) sob o número do CAAE: 20338019.0.0000.5032. RESULTADOS: Participaram do estudo 73 voluntárias com média de idade em 31,74 (±6,55) anos. Constatou-se que 53,4% das participantes apresentaram constipação, com domínio de 37,0% em sensação de evacuação incompleta, e em incontinência anal, uma predominância em perda de fezes sólidas e flatos 2,7%. CONCLUSÃO: Existe a presença de disfunção do assoalho pélvico anorretal em mulheres praticantes de CrossFit, em sua maioria, com sintomas de constipação.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7572
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.