Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7574
Título: Síndrome de Burnout e outros agravos em profissionais de fisioterapia
Autor(es): CARVALHO, Mariana de Schuller Paim
AGUIAR, Vanessa Sarmento Cotrim
FERREIRA, Roseny Santos
Palavras-chave: Ansiedade
Depressão
Síndrome de Burnout;
Fisioterapeutas.
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: Fisioterapeutas estão sujeitos à diversos estressores dentro de seu ambiente de trabalho, em especial na área oncológica já que estes lidam frequentemente com pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas. Associado a isto, existem os fatores psicológicos que de maneira geral, provocam ansiedade e distúrbios emocionais como depressão na população em geral e que, somadas ao estresse laboral podem agravar o estado emocional destes indivíduos, ao ponto de provocar cronicidade em tais condições e em consequência, o aparecimento da Síndrome de Burnout. A religião surge muitas vezes como uma estratégia para enfrentamento de questões relacionadas aos revezes da saúde mental. Objetivo: Avaliar a relação entre os índices de ansiedade, depressão e Burnout nos profissionais da fisioterapia oncológica e não oncológicos associado à caracterização da amostra e ao índice de religiosidade desses profissionais. Material e métodos: Estudo transversal, feito com 20 fisioterapeutas que atuam na área de fisioterapia oncológica e não oncológica no estado da Bahia, receberam via WhatsApp o link do GoogleForms que possuía os quatro questionários para coleta dos dados sociodemográficos, econômicos, acadêmicos e empregatícios e identificação da Síndrome de Burnout (Maslash Burnout Inventory – MBI), ansiedade e depressão (Hospital Anxiety and Depression Scale – HADS) e religiosidade dos participantes (Escala de Religiosidade de Duke – DUREL). Para a análise descritiva dos dados através de valor absoluto ou média (desvio padrão) e a análise inferencial feita verificou a associação entre as variáveis de desfechos e os atributos dos fisioterapeutas e entre o diagnóstico da Síndrome de Burnout nos profissionais de fisioterapia, utilizou-se o teste qui-quadrado. Resultados preliminares: A SB não apresentou uma relação com a caracterização da amostra e o nível médio obtido através da pontuação. Ainda não foi possível identificar um “provável” diagnóstico de ansiedade e depressão por parte dos fisioterapeutas oncológicos e não oncológicos selecionados. Conclusão: De acordo com o apresentado pela amostra coletada até a presente data, não há como relacionar os fatores de caracterização com o “provável” diagnóstico de ansiedade, depressão e nível alto de Burnout nos fisioterapeutas oncológicos, demonstrando apenas que existe um nível de interação religiosa dos profissionais estudados.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7574
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.