Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7575
Título: Skin dysfunctions in individuals with HTLV-1 and physiotherapeutic approaches: integrative literature review
Autor(es): PORTELA, Camila Pinoto
MENDES, Selena Márcia Dubois
LEMOS, Giovana Bergheme Franciscon de
Palavras-chave: HTLV1
Disfunção cutânea
Dermatologia
Fisioterapia
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: O vírus linfotrópico T humano HTLV-1 é um dos tipos mais prevalentes e agressivos proporcionando maior desenvolvimentos de repercussões crônicas degenerativas no corpo. As manifestações cutâneas aparecem precocemente, majoritariamente na fase juvenil, a patogênese dermatológica mais encontrada é a dermatite infecciosa (DI). OBJETIVO: identificar na literatura as repercussões cutâneas presentes nos indivíduos com HTLV1 e as abordagens fisioterapêuticas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo de revisão de literatura do tipo integrativa, realizada no período de março 2023 a outubro de 2023. O período de seleção dos artigos da pesquisa foram de 01/01/2003 a 19/10/2023. As buscas foram feitas por um pesquisador, em duas etapas. Os descritores usados foram dermatology, disorders skin, HTLV-1, physiotherapy, treatment, sechoric dermatites, physiotherapy, treatment and infectious dermatites, physiotherapy and treatment and mycosis fungoides. Incluiu ensaios clínicos randomizados e observacionais em humanos que relataram as manifestações cutâneas relacionadas ao HTLV-1. RESULTADOS: A primeira busca incluiu 12 artigos que retrataram as disfunções cutâneas, sendo a dermatite infecciosa a mais prevalente e a micose fungoide como a segunda mais demostrada. A segunda busca não obteve estudos que apresentassem as intervenções fisioterapêuticas nas repercussões associadas ao HTLV-1. CONCLUSÃO: Não houveram estudos que demostrassem a atuação fisioterapêutica nessas disfunções associadas, sendo necessário a produção de estudos que retratem esse cenário.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7575
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.