Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7579
Título: Efeitos da terapia com realidade virtual no equilíbrio de crianças com paralisia cerebral: revisão sistemática
Autor(es): RIOS, Isabela Gurjão
SOUZA, Mayana de Azevedo Bião de
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Realidade Virtual
Crianças
Equilíbrio
Tratamento
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: A paralisia cerebral (PC) interfere no desenvolvimento neuropsicomotor típico da criança, impactando diretamente no controle postural e equilíbrio. A realidade virtual (RV) surge como uma alternativa de tratamento para esses indivíduos. Objetivo: Sistematizar o conhecimento sobre os efeitos da terapia com RV no equilíbrio de crianças com PC. Material e métodos: Trata-se de um estudo de revisão sistemática seguindo os critérios do Guideline Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A busca científica foi realizada nas bases de dados United States National Library of Medicine – PubMed, Periódico Capes, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS e Scientific Electronic Library Online - Scielo. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados que abordavam sobre o uso da RV como intervenção terapêutica para o equilíbrio em crianças com PC de 2 a 18 anos. Excluídos aqueles que as crianças apresentavam alterações sensoriais, deficiência intelectual e artigos duplicados nas bases de dados (incluído apenas um). A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Resultados: Sete dos oito ensaios clínicos incluídos nesta revisão demonstraram resultados estatisticamente relevantes no equilíbrio dos grupos intervenção em comparação ao controle. Os estudos foram publicados entre os anos de 2012 e 2021, na língua inglesa, totalizando 169 crianças avaliadas. As intervenções variaram de no mínimo 4 semanas e máximo de 12 semanas, com frequência de duas a cinco vezes semanais. Conclusão: Diante da análise exposta nesta revisão, a RV mostrou indícios de eficácia no tratamento do equilíbrio de crianças com PC. É necessário a produção de novos estudos sobre este tema devido ao número reduzido de evidências disponíveis na literatura.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7579
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.