Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7580
Título: Qualidade de vida em crianças e adolescentes com enurese monossintomática primária – revisão da literatura
Autor(es): BARBOSA, Matheus Silva
SILVA, Yasmin Dantas
FONSECA, Maria Luiza Veiga da
Palavras-chave: Qualidade de vida
Enurese Noturna
Criança e Adolescentes
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: A enurese é um sintoma que está relacionado ao sistema urinário e nervoso, causando uma incontinência urinária durante o sono. Esse sintoma começa a se tornar preocupante a partir da faixa etária dos 5 anos de idade, sendo mais frequente em meninos. Na infância é um problema que pode causar danos para as crianças e responsáveis em diversos âmbitos biopsicossociais. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida em crianças e adolescentes com diagnóstico de Enurese Monossintomática Primária (EMP). Método: Essa revisão de literatura foi realizada nos bancos de dados do PubMed, SciELO, LILACS e Web of Science e busca manual através dos descritores Child, Children, Nocturnal Enuresis, Enuresis, Nocturnal, Nighttime Urinary Incontinence, Incontinence Nighttime, Urinary Urinary Incontinence, Nighttime, Bedwetting, Life Quality, Health-Related Quality Of Life, Health Related Quality Of Life, HRQOL. Foram incluídos estudos observacionais com crianças com diagnostico de EMP que avaliaram a qualidade de vida. Não foram incluídos estudos com pacientes com sintomas neurogênicos, disfunções do trato urinário inferior, alterações anatômicas. Os dados foram apresentados nos seguintes subitens, “Autores/Ano”, “População”, “Instrumentos de avaliação da enurese”, “Instrumentos de avaliação da QV”, “Sintomas associados”. Resultados: Três estudos atenderam aos critérios de inclusão, com um total de 315 participantes. Os instrumentos que avaliaram a qualidade de vida foram: a PedsQL 4.0 – Pediatric Quality of Life Inventory e KINDL QoL. Os principais achados foram que as crianças enuréticas possuem uma redução da sua qualidade de vida e dos aspectos ambiente escolar e familiar que foram avaliados pelos inventários em comparação com as não enuréticas. Os sintomas associados que foram avaliados por esses estudos consistir no comportamento do sono e a depressão dessas crianças. Conclusão: A enurese monossintomática primária é um sintoma que causam implicações negativas relacionada à qualidade de vida dessa população. A partir dessa revisão é possível destacar que o ambiente escolar acaba sendo o mais afetado, por ser considerando um lugar intimidador para as crianças e adolescentes. Sendo assim, a avaliação da qualidade de vida para essa população torna-se importante para o fornecimento de informações sobre o seu bem-estar e que esse sintoma não venha prejudicar sua vida social e familiar. Entretanto, ainda existe uma carência de estudos que façam essa relação.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7580
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.