Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/760
Título: Placas oclusais: revisão de literatura
Autor(es): Lima, Danilo Araujo Brito
Meyer, Guilherme Andrade
Palavras-chave: Disfunção
Placa
Oclusal
Tratamento
Data do documento: 2015
Resumo: A disfunção temporomandibular (DTM) é considerada como conjunto de distúrbios articulares e/ou musculares que afetam a região orofacial e quando desencadeada, pode causar danos como: fraturas ou desgastes nos dentes, agravamento da lesão periodontal, hipertrofia muscular e dor miofascial. A literatura recomenda o uso de terapias conservadoras e reversíveis, pois essas se mostraram tão ou mais eficientes que as terapias não conservadoras. Dentre estas, a terapia por placa oclusal apresenta aplicações favoráveis que a torna extremamente útil para o manejo das sintomatologias. Esses dispositivos são confeccionados em resina acrílica rígida ou resiliente e podem ter uma cobertura total ou parcial da arcada. Entre as mais comuns estão a estabilizadora lisa e a de posicionamento anterior, já placa de mordida anterior (“Front-Plateau”) e a placa posterior possuem uma menor aplicação clinica. Para busca bibliográfica utilizou-se as bases de dados PubMed, Medline, Liliacs, BBO e Bireme, com os descritores:Dysfunction, Plate, Occlusal e Treatment. Diante disso o objetivo deste trabalho foi revisar a literatura, destacando os tipos de placas oclusais mais utilizados no tratamento de DTMs bem como as suas vantagens, desvantagens indicações e contra-indicações. Após esta análise, pôde-se concluir que esse tipo de tratamento visa a redução da atividade muscular, proteção ao desgaste dental oferecendo uma condição oclusal mais favorável. O cirurgião-dentista deve estar atento a um diagnóstico correto, a fim de proporcionar o tratamento adequado ao paciente.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/760
Aparece nas coleções:Prótese Dentária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danilo.pdf152,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.