Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/762
Título: Avaliação da satisfação dos pacientes submetidos à cirurgia ortognática entre 2011 e 201 em Salvador-BA
Autor(es): Rebouças, Deyvid Silva
Assis, Adriano Freitas de
Palavras-chave: Cirurgia Ortognática
Satisfação do Paciente
Anormalidades Maxilofaciais
Data do documento: 2015
Resumo: A cirurgia ortognática associada à ortodontia tem como objetivo a correção de deformidades maxilofaciais através de movimentações cirúrgicas das estruturas esqueléticas e dos elementos dentários. Esta forma de tratamento pode promover melhora das alterações funcionais devido a obtenção de uma mastigação adequada, restabelecimento das funções fonéticas e respiratórias, além da promoção da harmonia facial. Porém, para se obter o sucesso no tratamento, deve-se considerar principalmente a satisfação do paciente. O objetivo deste trabalho é avaliar a satisfação dos pacientes submetidos à cirurgia ortognática no período de 2011 a 2013, através de um estudo transversal realizado no serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador-BA. Aplicou-se um questionário estruturado em 36 pacientes e observou-se que a cirurgia ortognática proporcionou melhora, principalmente nos aspectos estética e mastigação, entre os gêneros masculino e feminino, portadores de deformidade classe II e III e em todas as faixas etárias dos indivíduos estudados. Houve melhora na autoestima e na satisfação geral dos pacientes e dos familiares, corroborando com outros trabalhos publicados.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/762
Aparece nas coleções:Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf888,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ficha catalográfica..pdf5,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.