Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7621
Título: Implantação e análise de simulador virtual como apoio ao ensino da clínica médica
Autor(es): MENEZES, Marta Silva
ALELUIA, Ieda Maria Barbosa
CARNEIRO, Ana Cládia Costa
AGUIAR, Carolina Villa Nova
RODRIGUES, Gilmara Ribeiro Santos
SESTELO, Maristela Rodrigues
RIBEIRO, Nádia Regina Caldas
Palavras-chave: Educação médica
Simulador interativo
Estudantes de Medicina
Docentes de medicina
Data do documento: 27-Set-2023
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: nos últimos anos, a educação médica passou por mudanças significativas em todo o mundo, adotando novas abordagens no processo de ensinoaprendizagem. Sendo assim as metodologias ativas de ensino-aprendizagem recomendadas nas novas DCNs referem-se a uma abordagem educacional em que os estudantes assumem um papel mais ativo no processo de aprendizagem. Objetivo: implementar e avaliar o simulador virtual Paciente 360 como apoio ao ensino da Clínica Médica, no curso de Medicina de uma faculdade privada da cidade de Salvador .Método: estudo misto, quantitativo e qualitativo, tipo descritivo. Foram incluídos estudantes do 6º semestre e os docentes do componente curricular clínica médica Integrada II do Curso de Medicina de uma Faculdade Privada da cidade de Salvador. Foi aplicado aos estudantes o questionário SUS Score (System Usability Scale) para avaliação da usabilidade do simulador virtual, cujas respostas foram fornecidas por meio de uma escala de frequência do tipo Likert e por questões abertas. Aos docentes foi aplicado o questionário e realizado uma entrevista semiestruturada a partir da plataforma digital Zoom US, para avaliar a percepção dos docentes que utilizam a plataforma Paciente 360. Resultado: os resultados estão apresentados no formato de três artigos científicos. O primeiro é um relato de experiência sobre a aprendizagem baseada em casos virtuais como suporte ao módulo curricular, com a linha do tempo da implantação de inovações tecnológicas no ensino - aprendizagem do curso de Medicina de uma instituição de ensino privado, da cidade do Salvador, Bahia, Brasil. Depois dos ajustes e da continuidade do projeto verificou-se intensa participação dos estudantes. O segundo artigo trata-se de um estudo misto, com abordagem quantitativa e qualitativa, cujos participantes foram estudantes do 6º semestre que cursavam o componente curricular Clínica Integrada II do curso de Medicina, em 2022.2, de uma faculdade privada da cidade de Salvador, Bahia, Brasil que responderam ao questionário SUS Score (System Usability Scale) para avaliação da usabilidade do simulador virtual. A avaliação da usabilidade do simulador virtual Paciente 360 foi considerada excelente. O terceiro artigo foi um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando docentes que participaram do processo de implantação do Simulador Virtual Paciente 360 no 6º semestre do curso de Medicina de uma faculdade privada da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, mediante a plataforma digital ZOOM.US. Conclusão: as estratégias utilizadas para a incorporação de novas tecnologias educacionais, aliadas a projetos de pesquisa, têm-se demonstrado eficazes. Nosso estudo demonstrou grande satisfação dos estudantes e docentes ao utilizar a plataforma Paciente 360, destacando sua aprendizagem humanizada, imersiva e realista.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7621
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.