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Título: Percepção de docentes e estudantes de cursos de saúde sobre a avaliação da aprendizagem no ensino superior
Autor(es): SILVA, Maria de Lourdes Lima de Souza e
ALELUIA, Ieda Maria Barbosa
FREITAS, Marise Reis de
ANDRE, Sumaia Boaventura
SILVA, Mary Gomes
FEITOSA, Caroline Alves
CALASANS, Maria Thais de Andrade
SILVA, Alexandra Noemi
Palavras-chave: Avaliação educacional
Desempenho acadêmico
Estudantes de Ciências da Saúde
Docentes
Pandemia
Data do documento: 4-Ago-2023
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A avaliação de desempenho acadêmico é parte integrada do processo de ensino-aprendizagem e deve ser planejada a partir do reconhecimento e utilização de ferramentas para produção/construção do conhecimento. A introdução do conceito de avaliação por competências e a adoção de um modelo híbrido de ensino, demandam a adequação das metas educacionais e das ferramentas avaliativas as serem adotadas para verificação dos objetivos traçados em cada componente curricular dos cursos de graduação. Objetivo: Analisar a percepção de docentes e estudantes de cursos de saúde sobre a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Metodologia: estudo analítico e descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado com 182 acadêmicos e 184 docentes de cursos de saúde, de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos. A coleta de dados ocorreu entre abril de 2021 a janeiro de 2022, por meio da aplicação on line de questionários e entrevistas por via remota. Para as análises descritivas, foram utilizadas média e desvio padrão, para as variáveis numéricas e frequências absolutas e relativas, para as variáveis categóricas. Os dados qualitativos advindos da entrevista foram transcritos, após análise de conteúdo, foram categorizados, de acordo com a base de significação e de compreensão. Resultados: a amostra foi composta de 72,8% de mulheres, entre os docentes e de 72,5%, entre os estudantes. A mediana da idade entre professores foi de 47,5 (28-83) e de 21 (18- 52), entre os discentes. Observou-se que as duas avaliações mais frequentemente utilizadas são a prova objetiva individual (23,2%) e o seminário em grupo (17,9%), segundo ambos os grupos. A prova individual dissertativa emergiu como a que os estudantes mais gostam de fazer (17,3%) enquanto, para os docentes, foi a identificada como a que menos gostam de fazer (26,7%). A ausência de direcionamento para conteúdos pedagógicos e didáticos durante o período da graduação foi citada nos discursos docentes como principal gatilho para a realização de formação específica para o exercício da docência. Ressaltaram igualmente a complexidade do desenvolvimento de aspectos comportamentais e a elaboração de ferramentas avaliativas que abarquem essa competência. Por fim, os docentes apontaram dificuldades de implementação de avaliações destinadas à verificação dos objetivos propostos no plano de ensino das disciplinas. Os estudantes elegeram o domínio cognitivo como o que apresenta maior facilidade para avaliação. Quanto às competências atitudinais, acreditam ser de avaliação difícil, dada a característica subjetiva implícita e informam não ter conhecimento de ferramentas aplicáveis para esse fim. Considerações finais: A análise da percepção das avaliações de desempenho entre docentes e estudantes evidenciou uma distorção entre como os estudantes consideram ser mais bem avaliados e como os docentes avaliam os estudantes. Não obstante ao fato de perceberem a relevância do desenvolvimento de habilidades e atitudes, os docentes mantêm o conhecimento teórico como foco de suas avaliações. Os estudantes, por outro lado, acreditam que, durante as discussões dos estudos de casos clínicos e nas atividades práticas, podem demonstrar suas competências de forma integrada, permitindo ao docente observar seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7630
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



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