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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Maria de Lourdes-
dc.contributor.refereesSILVA NETO, Marinho Marques da-
dc.contributor.refereesALELUIA, Ieda Maria Barbosa-
dc.contributor.refereesSILVA, Silvia Maria Barreto da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Clístenes Queiroz-
dc.date.accessioned2024-04-19T11:51:59Z-
dc.date.available2024-04-19T11:51:59Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7633-
dc.description.abstractMesmo diante de uma geração de estudantes criada no ambiente dos jogos e da interatividade, a metodologia da Gamificação associada a Histórias interativas ainda não foi suficientemente testada através de estudos com maior poder estatístico. Este estudo visa comparar a fixação de conhecimento de estudantes de Medicina expostos à aula expositiva ou aula através de jogos e histórias interativas. Secundariamente, tem como objetivo comparar os níveis de aquisição de conhecimento e de satisfação após a exposição às duas diferentes metodologias referidas. Métodos: oitenta e três estudantes do 5º e 6º anos foram incluídos em um estudo clínico randomizado, controlado e cruzado, comparando-se o uso de aulas com gamificação e histórias interativas com o uso de aula tradicional. Os principais desfechos avaliados foram o nível de fixação de conhecimento um mês depois da exposição à última aula, o incremento de conhecimento antes e após cada aula e nível de satisfação ao final de cada aula. Realizou-se análise estatística usando-se o Teste dos Sinais de Wilcoxon, ao nível de significância de 5%. Resultados: a fixação de conhecimento no grupo Gamificação e Histórias foi 3,6 vezes maior (p < 0,001) do que no grupo Aula Expositiva. Os níveis de aquisição de conhecimento e a satisfação também foram superiores no grupo Gamificação. Conclusão: o presente estudo indica que a Aula com metodologia Gamificação e Histórias Interativas é superior à Aula Tradicional na fixação do conhecimento em estudantes de Medicina. Além disso, observou-se também superioridade nos níveis de aquisição de conhecimento e de satisfação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programMedicina e Saúde Humanapt_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectHistórias interativaspt_BR
dc.subjectEnsaio randomizadopt_BR
dc.subjectFixação de conhecimentopt_BR
dc.titleEnsaio clínico randomizado: aula expositiva versus aula com gamificação e histórias interativas na fixação do conhecimento em estudantes de medicinapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
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