Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7656
Título: Desenvolvimento de instrumento para avaliação da dor em crianças e adolescentes com doença falciforme
Autor(es): SÁ, Katia Nunes
PINTO, Cecília Maria Izidoro
CORDEIRO, Rosa Cândida
CALASANS, Maria Thais de Andrade
CASTRO, Martha Moreira Cavalcante
BOA SORTE, Ney Cristian Amaral
MACHADO, Rosicleide Araujo Freitas
Palavras-chave: Neuralgia
Doença falciforme
Criança
Adolescente
Data do documento: 2021
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A Doença Falciforme (DF) define um conjunto de hemoglobinopatias hereditárias com envolvimento da hemoglobina S. A dor é característica marcante deste agravo e principal motivo de internações nas diferentes faixas etárias. A maioria dos estudos sobre dor na DF são em adultos, sendo pouco explorada em crianças e adolescentes por ausência de instrumentos validados para sua avaliação. Identificando essa lacuna do conhecimento, a presente tese buscou fundamentar a construção de um instrumento específico capaz de distinguir a dor neuropática da nociceptiva em crianças e adolescentes com DF. Objetivos: Desenvolver um instrumento para a avaliação da dor neuropática em crianças e adolescentes com doença falciforme e validar o conteúdo do instrumento por meio de comitê de especialistas. Métodos: O desenvolvimento da presente tese envolveu três fases. Na primeira, foi realizada uma revisão narrativa na literatura para elaboração de um capítulo de livro, sobre o cuidado em saúde envolvendo crianças e adolescentes com dor associada à anemia falciforme. A segunda fase envolveu uma revisão de escopo que fundamentou a elaboração da primeira versão do instrumento e de seu respectivo manual de aplicação. Na terceira, foi realizada uma avaliação por comitê de especialistas, para validação de conteúdo gerando a segunda versão do instrumento. Resultados: O capítulo do livro foi publicado pela editora Apris em 2020 (ISBN 978- 85-473-4145-9). O instrumento e o manual de aplicação foram desenvolvidos em duas versões. A primeira foi submetida a um comitê de especialistas, gerando a segunda versão que será aplicada na população alvo para concluir a validação. O coeficiente de Kappa Fleiss e taxa de concordância foram excelentes em todos os módulos. O Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) foi de 0,78 e o Alpha de Cronbach de 0,79, ambos considerados aceitáveis. Conclusões: Após análise dos dados, foram realizados os ajustes sugeridos pelos especialistas, gerando a segunda versão do instrumento (fruto final desta tese), a ser testada na população alvo – crianças e adolescentes com DF – após término da pandemia da COVID-19, para validação semântica e psicométrica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7656
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.