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Título: Percepção de pediatras sobre as especificidades da assistência no contexto de urgência pediátrica de um hospital universitário
Autor(es): DALTRO, Mônica Ramos
GROSSEMAN, Suely
ALELUIA, Iêda Maria Barbosa
CERQUEIRA NETO, Manoel Luiz de
GUERRA JUNIOR, Pedro
Palavras-chave: Pediatria
Relações Médico-Paciente
Comunicação em Saúde
Data do documento: 2022
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A busca pelo serviço de saúde é uma experiência marcante que pode ser ameaçadora para a criança. O vínculo estabelecido pelo profissional é um importante recurso para uma melhor adaptação da criança e sua família. O uso das habilidades comunicacionais representa um componente relevante para a obtenção dos resultados esperados em saúde e satisfação do usuário. A forma como os médicos se relacionam na pediatria implica numa melhor compreensão do diagnóstico e adesão ao tratamento, além de diminuir os retornos ao serviço pelas mesmas queixas, contribuindo também para o sistema de saúde. Este estudo objetivou analisar a percepção dos pediatras sobre as especificidades da assistência à saúde da criança na unidade de urgência em um hospital universitário. Tratase de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. O estudo foi realizado com pediatras do serviço de urgência e emergência pediátrica do Hospital Universitário de Lagarto (HUL). Utilizou-se um roteiro para a entrevista semiestruturada com 14 pediatras, dividido em três partes (identificação, prática profissional e relação médicopaciente) entre fevereiro e abril de 2021, através da plataforma zoom. O processo de análise dos dados foi baseado no método de Análise de Conteúdo. A análise identificou as seguintes categorias temáticas: (1) Motivação para escolha da pediatria e percepção sobre suas especificidades, (2) Percepção sobre o serviço e satisfação profissional, (3) Desafios vivenciados no atendimento pediátrico e estratégias para superá-los, (4) Percepção sobre aspectos necessários à comunicação na pediatria, e (5) Práticas de comunicação no atendimento no serviço de urgência em pediatria. Na escolha da pediatria, fatores internos e externos contribuíram para decisão dos profissionais. As especificidades da pediatria foram referentes à relação médico-criança-família e às habilidades necessárias para um adequado desempenho na área pediátrica. Os pediatras consideraram o serviço em questão de alta qualidade e manifestaram os fatores que promovem e que limitam a satisfação profissional. Os pediatras expressaram os desafios na comunicação pediátrica e as estratégias para supera-los com vistas a favorecer um melhor vínculo entre os sujeitos na consulta. A consulta pediátrica foi descrita com base nas fases de atendimento: recepção da criança e família, anamnese e exame físico. Os profissionais demonstraram habilidades essenciais para o estabelecimento do vínculo com a criança e sua família. A percepção dos pediatras sobre a relação médico-paciente no contexto de atenção à saúde da criança na urgência possibilitou uma reflexão acerca dos elementos singulares envolvidos no processo de assistência.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7665
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



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