Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/767
Título: Atuação do serviço de saúde ocupacional frente ao trabalhador etilista
Autor(es): Borges, Ana Lícia
Belmont, Ana Paula
Cruz, Liliane
Cavalcanti, Maíza
Palavras-chave: Alcoolismo
Álcool
trabalhadores e serviço de saúde ocupacional
Data do documento: 2015
Resumo: RESUMO: Trata-se de uma revisão da literatura, com o objetivo de conhecer a atuação do Serviço de Saúde Ocupacional frente às consequências geradas pelo álcool na vida do trabalhador, identificando quais as estratégias adotadas pelos serviços. O álcool é considerado uma droga lícita e vendida comercialmente com apenas uma restrição: menores de idade. Sendo o alcoolismo uma patologia de elevada repercussão para a saúde pública, devido ao número de acidentes, mortes e auxílios-doença que estão correlacionados a esta problemática. Ela tem correlação com o trabalho, podendo está diretamente ligada à doença e ter consequências relevantes tanto para o trabalhador e a sua família, quanto para a empresa, como: absenteísmo, diminuição da produtividade. Mas existem poucas pesquisas publicadas sobre a atuação direta das empresas sobre os trabalhadores etilistas, o que demonstra a necessidade de protocolos mais eficazes para a sua ação.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/767
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - ATUAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE OCUPACIONAL FRENTE AO TRABALHADOR ETILISTA.pdf140,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.