Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7671
Título: Avaliação histológica de feridas cutâneas de ratos submetidas à terapias biomoduladoras
Autor(es): MEDRADO, Alena Ribeiro Alves Peixoto
MARCHIONNI, Antonio Márcio Teixeira
RAMOS, Maria Emília Santos Pereira
LIMA, Flávia Quadros
Palavras-chave: Cicatrização
Terapia a laser
Ozonioterapia
Ratos Wistar
Data do documento: 17-Mar-2023
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: INTRODUÇÃO: A utilização de terapias biomoduladoras no intuito de estimular o reparo tecidual tem sido cada vez mais comum nas diversas áreas de Saúde. OBJETIVOS: Este estudo objetivou avaliar, comparativamente, os efeitos da fotobiomodulação laser de 660nm, ozonioterapia e óleo ozonizado sobre o reparo tecidual, através da análise histológica em feridas cutâneas de ratos. METODOLOGIA: Foram utilizados 40 ratos Wistar alocados randomicamente em 4 grupos de 10 animais cada, Grupo controle (GC), Laser (GL), Gás Ozônio (GGO) e Óleo Ozonizado (GOO). Foram realizados ferimentos cutâneos padronizados no dorso dos animais e os diferentes grupos experimentais foram tratados com as terapias biomoduladoras descritas por três dias consecutivos. Cinco e dez dias após a realização da cirurgia, 5 ratos de cada grupo foram eutanasiados. Foram removidos fragmentos de pele incluindo a área da ferida para processamento histológico e posterior coloração das secções histológicas com Hematoxilina-eosina e Sírius vermelho. Foram obtidas 05 micrografias padrão de cada secção histológica para avaliação semiquantitativa do tipo e intensidade da inflamação, da expressão do colágeno e densidade vascular. Foi realizada análise estatística das variáveis do estudo, com nível de significância p<0,05. RESULTADOS: No 5º dia após a cirurgia cutânea, constatou-se que a intensidade da inflamação foi significativamente menor no grupo GL (p=0,033). Neste mesmo período, a neocolagênese foi maior no GL (p=0,012) quando comparado ao controle. A densidade vascular foi maior no GOO em relaçãoaos outros grupos experimentais (p=0,045), em ambos os períodos do estudo. CONCLUSÃO: As terapias utilizadas no presente estudo biomodularam diferentes variáveis do reparo cutâneoa depender do período de análise do estudo.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7671
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.